No âmbito da Iniciativa Indústria 4.0 – Estratégia Nacional para a digitalização da Economia, o Ministério da Economia pretende gerar as condições para o desenvolvimento da indústria e serviços nacionais na era digital.
As medidas Indústria 4.0 envolvem 6 eixos de atuação prioritária:
• Capacitação de Recursos Humanos;
• Ecossistema de Cooperação;
• Startup i4.0;
• Financiamento/ Apoio ao Investimento;
• Internacionalização;
• Adaptação Legal e Normativa.
No âmbito do Eixo “Financiamento e Apoio ao Investimento”, está previsto o surgimento de um conjunto de mecanismos de financiamento destinados a projetos no âmbito da Indústria 4.0, de forma a acelerar os investimentos e incentivar a adoção por parte do tecido empresarial português.
Como medidas iniciais, está previsto o lançamento de Avisos Específicos para a indústria 4.0, com uma mobilização de até 2,26 mil milhões de euros de incentivo, através do Portugal 2020, para os seguintes instrumentos:
- Vale i4.0 para Micro, Pequenas e Médias Empresas: Vales de valor máximo unitário de 7.500 euros para projetos simplificados no âmbito do desenvolvimento do comércio eletrónico e marketing digital.
- Qualificação PME: Projetos que visem criar condições de adesão à i4.0 (estudos, informatização) no âmbito da gestão, marketing digital e comércio eletrónico.
- Inovação Produtiva: Projetos que visem a implementação de soluções produtivas inovadoras utilizando processos digitais de controle digital.
- Programas Mobilizadores de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico: Projetos que visem o desenvolvimento de tecnologias e modelos i4.0 de aplicabilidade transversal e duradoura, com impacto crítico na competitividade do tecido empresarial.